Avicultura

Ubabef participa da abertura do Congresso Mundial de Avicultura

Evento reúne representantes de 90 países em Salvador


Publicado em: 07/08/2012 às 18:10hs

Ubabef participa da abertura do Congresso Mundial de Avicultura

O presidente da UBABEF, na oportunidade, chamou a atenção para a crise pela qual tem passado o setor devido à alta de preços de commodities agrícolas no mercado internacional, que tem causado um dramático aumento de custos de um de seus principais insumos

“Nos tornamos o maior exportador mundial de carne de frango, com 41% do volume exportado. Com um terço da nossa produção, contribuímos para a segurança alimentar de mais de 150 mercados em todo o mundo.” A afirmação foi feita pelo presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, ontem (5), em Salvador, durante a solenidade de abertura do XXII World Poultry Congress (WPC), o maior e mais importante encontro do setor avícola internacional. A solenidade reuniu cerca de 1.200 pessoas, no Centro de Convenções da Bahia, local do evento.

O presidente da UBABEF, na oportunidade, chamou a atenção para a crise pela qual tem passado o setor devido à alta de preços de commodities agrícolas no mercado internacional, que tem causado um dramático aumento de custos de um de seus principais insumos. “Isto vem exigindo o posicionamento da UBABEF junto ao governo federal, em busca de soluções para apoiar um setor responsável por 3 milhões e 500 mil empregos e que produz um dos mais importantes alimentos da mesa do brasileiro”, destacou. “Entretanto, é em momentos como este que temos a grande oportunidade para nos unirmos. Devemos continuar buscando um crescimento sólido, de forma sustentável. É fundamental que a avicultura, não importa o país produtor, se fortaleça, com os olhares voltados para a segurança alimentar mundial”, continuou.

Em seu discurso, Turra destacou também a sustentabilidade da produção avícola brasileira em suas três vertentes: econômica, social e ambiental e citou o trabalho que a entidade vem realizando por investimentos em infraestrutura. “Defendemos arduamente a importância de investimentos em infraestrutura de logística, que comprometem nossa competitividade”, enfatizou.

O evento

O WPC, que reúne representantes de mais de 90 países na capital baiana, é uma realização da World Poultry Science Association (WSPA), representada no Brasil pela Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta) e uma parceria com a UBABEF. O evento, que acontece a cada quatro anos, tem como objetivo a apresentação e discussão das mais atuais questões da avicultura.

A solenidade de abertura contou também com as presenças do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho; do governador da Bahia, Jaques Wagner; do secretário de Agricultura do estado, Eduardo seixas de Salles; do presidente da 24ª edição do evento, Edir Nepomuceno da Silva; do presidente da WSPA, Bob Pyn; e do presidente da Associação Baiana de Avicultura, Dario Mascarenhas de Oliveira Neto Segundo, entre outros.