Publicado em: 16/07/2012 às 16:30hs
O inverno é uma estação de seca no Centro-Oeste do país e o Estado do Mato Grosso não recebe chuvas significativas desde o dia 22 de junho. Com o tempo seco, a colheita do algodão segue em ritmo acelerado no Estado.
Somente na última semana a área colhida teve aumento de 10%, ou seja, 20% de toda produção já foi retirada do campo. Mas, a medida que a colheita avança se observa que o excesso de chuvas do mês passado afetaram a produtividade.
Por causa dos dias chuvosos de junho, que ocasionou a queda das maçãs da planta, a queda na produtividade no Mato Grosso chega a 20%. Assim, a estimativa é que a produção nacional de pluma sofra uma redução de 3%.
O algodão safrinha deve amenizar essa perda, considerando que os maiores prejuízos provocados pela chuva estão no algodão safra, que é plantado entre novembro e dezembro.
Segundo os meteorologistas da Somar, no Mato Grosso não há previsões de chuvas para os próximos 10 dias, o que mantém as condições favoráveis à realização da colheita e também favorecerá a qualidade das plumas.
Fonte: Jornal do Tempo
◄ Leia outras notícias