Publicado em: 25/07/2012 às 11:10hs
Pelo menos é isso que apontam os levantamentos de custo realizados pela Embrapa Suínos e Aves naquelas que estão entre as principais unidades federativas brasileiras produtoras de frangos.
Analisando-se os dados relativos a 2010 e 2011 é possível constatar que no primeiro semestre do ano retrasado os custos paranaenses foram, efetivamente, menores que os paulistas. Porém, nos 18 meses subsequentes, em apenas quatro ocasiões o custo do Paraná foi inferior ao de São Paulo: entre julho e setembro de 2011 e, a seguir, em dezembro de 2011.
Consideradas as médias dos dois exercícios, observa-se que enquanto em 2010 o custo de São Paulo foi cerca de 3% superior ao do Paraná, no ano seguinte a situação inverteu-se, o custo do Paraná ficando 1% acima do de São Paulo.
Seria ideal saber como se comportaram os custos nessas duas praças nos seis primeiros meses de 2012. Mas o levantamento da Embrapa Suínos e Aves, que em 2011 abrangeu 10 estados (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Ceará), neste ano apresenta algumas lacunas. Entre elas a de São Paulo, o que impede (ao menos por ora) a continuidade da comparação.
A ressaltar que a análise em pauta envolveu aviários climatizados com pressão positiva, mas as diferenças persistem nos dois outros tipos de aviários. Em 2011, por exemplo, comparativamente ao de São Paulo, o custo do Paraná foi superior em 0,98% nos aviários com pressão negativa e em 0,69% nos aviários convencionais.
Clique aqui para acessar a página da Embrapa Suínos e Aves que aborda o custo de produção do frango e obtenha mais detalhes sobre esses e outros estados que integram o levantamento.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias