Avicultura

Semana do Ovo lança nova campanha publicitária para este ano

Série de eventos com objetivo de levar informação ao consumidor final vai marcar comemoração da Semana do Ovo, de 4 a 12 de outubro, em 10 Estados brasileiros


Publicado em: 28/08/2012 às 09:50hs

Semana do Ovo lança nova campanha publicitária para este ano

A campanha de comemoração da Semana do Ovo, que vai acontecer de 4 a 12 de outubro, lança nova propaganda e comunicação visual. Com nova arte, logotipo e mascote, o projeto ficou mais moderno, destacou o Diretor da Agência de Publicidade Produção Coletiva e responsável pelas mudanças, Eugênio do Val. “O objetivo era deixar a campanha deste ano mais humana e mais amigável”, destacou o especialista.

A Produção Coletiva é a nova agência de publicidade da Campanha e está fazendo este trabalho voluntariamente com o objetivo de contribuir com maior nível de informação do consumidor final. “Acreditamos muito em iniciativas com responsabilidade social ou ambiental. No caso da Semana do Ovo existe uma preocupação em fazer um trabalho com informações completas e claras para o consumidor, o que gera ganhos para a população e está muito alinhado com a nossa missão, por isso decidimos por apoiar este projeto”, disse do Val.

O pessoal da Produção Coletiva entendeu que este é um trabalho sério e viram o lado social desta iniciativa, que é levar informação qualificada ao consumidor final e a possibilidade de contribuir para melhorar a nutrição do brasileiro, ressaltou o Diretor Executivo do Instituto Ovos Brasil e membro da comissão organizadora da Semana do Ovo, José Roberto Bottura.

Semana do Ovo

O Instituto Ovos Brasil e a Novus do Brasil, além de empresas, entidades e profissionais do setor vão promover a Semana do Ovo no Brasil de 4 a 12 de outubro para comemorar o Dia Mundial do Ovo, que acontece sempre na segunda sexta-feira de outubro. O objetivo é divulgar os benefícios deste alimento entre os consumidores finais e formadores de opinião, como donas-de-casa, profissionais da saúde e estudantes, por exemplo. “A ideia é incentivar o consumo de ovos através da desmistificação desse alimento e esclarecimento de todos os seus benefícios e finalidades para a saúde, envolvendo programas de televisão, jornais impressos de circulação nacional, revistas, rádios e redes sociais”, destacou o gerente de Marketing da Novus do Brasil e voluntário na organização da campanha, David Moreno.

Aumentar o consumo per capita de ovos é hoje um dos principais desafios da cadeia produtiva, destacou o médico veterinário e diretor executivo do Instituto Ovos Brasil, José Roberto Bottura. “Nossa meta é aumentar o consumo de 165 ovos por pessoa no ano passado para 208 ovos per capita nos próximos quatro anos, o que significa quatro ovos por semana. Este aumento contribui não só com a cadeia produtiva, como também melhora a nutrição do brasileiro. Por isso, convidamos os profissionais da cadeia produtiva para participar desta celebração conosco”, afirmou o especialista.

Ele destaca a importância da participação de pessoas, empresas e associações neste evento. “O sucesso depende do envolvimento de pessoas e empresas do setor neste projeto. Aproveito a oportunidade para convidar representantes de todos os elos da cadeia produtiva para participar. Os interessados podem entrar em contato com o Instituto Ovos Brasil ou com a Novus”.

O desafio de aumentar o consumo

Para atingir o objetivo de incrementar a demanda por ovos em 43% nos próximos anos, o setor precisa trabalhar a imagem deste alimento no Brasil, que ainda está associada ao colesterol, a salmonela, além de estar posicionado no mercado como um alimento para pessoas de baixo poder aquisitivo.

“O ovo é o alimento mais completo que existe para o ser humano depois do leite materno, é uma excelente fonte de proteína com baixo teor calórico, barata e que pode ser sofisticada sim. Por isso, nós, do Instituto Ovos Brasil, trabalhamos a imagem do ovo junto aos consumidores finais com divulgação de receitas sofisticadas e informações nutricionais sobre este alimento. Já conseguimos avançar em muitos pontos importantes. Um exemplo é que hoje podemos dizer que tiramos o ovo das páginas “policiais”, quando antigamente só se divulgava notícias ruins, para as páginas “sociais”, com maior espaço na mídia para o ovo e também notícias sobre os benefícios deste alimento”, reforçou Bottura.

Dia Internacional do Ovo

O Dia Internacional do Ovo foi criado pelo International Egg Commission, que considera o alimento perfeito para qualquer refeição e é celebrado em todo o mundo para divulgar a todos, de consumidores a jornalistas e profissionais da saúde, as grandes vantagens deste alimento. “Desde seu início em 1996, o Dia Mundial do Ovo tem crescido e a sua influência tem se espalhado por todo o mundo. Hoje é celebrado com eventos especiais em um número cada vez maior de países, desde as Américas até a Mongólia, da Austrália à China e por toda a Europa”, disse Bottura.

No Brasil, este dia será celebrado nas principais capitais do país com divulgação de receitas especiais com ovos em programas de televisão, eventos infantis e campanhas de mídias nacionais, declarou Moreno. “Vamos contribuir com estas celebrações do Dia do Ovo em mais de 12 países neste ano. O objetivo é apoiar o setor de postura. Aqui no Brasil, acreditamos que a sociedade tem muito a ganhar com maior consumo desta fonte de proteína tão nutritiva, barata e saudável. Além de ser um ingrediente importante na culinária, os ovos têm nutrientes capazes de melhorar a qualidade de vida de mulheres grávidas, crianças, idosos, atletas e a sociedade em geral”, destacou Moreno.

Estas celebrações do Dia do Ovo são importantes para divulgar os benefícios deste alimento, disse o Presidente do Conselho do Instituto Ovos Brasil, Rogério Belzer. “Nestes quatro anos da entidade já conseguimos mudar bastante a imagem do ovo. O público tinha uma imagem muito negativa até quatro anos atrás. Hoje já observamos uma mudança importante neste quadro: o ovo tem sido divulgado como um alimento saudável e nutritivo, além da divulgação do seu uso em receitas mais sofisticadas. Por tudo isso, essas celebrações acontecem em momento muito oportuno”.

A campanha de celebração da Semana do Ovo no Brasil tem o apoio da Revista do Ovo, do Avisite, com divulgação de anúncios e notícias sobre a iniciativa. Os interessados em participar da campanha devem entrar em contato com a jornalista Márcia Midori, membro da comunicação da campanha, através do telefone (19) 9712.3224 ou pelo e-mail agronoticia@gmail.com.

Fonte: Assessoria de Impressa

◄ Leia outras notícias