Avicultura

Sem ração, produtor de Santa Catarina decide soltar frangos na propriedade

Produtores de aves e suínos de Santa Catarina têm enfrentado dificuldades para alimentar seus animais e tomado atitudes drásticas contra a falta de ração motivada pela disparada do preço do milho e do farelo de soja


Publicado em: 21/08/2012 às 15:50hs

Sem ração, produtor de Santa Catarina decide soltar frangos na propriedade

O produtor Érico Gustavo Didong, de Chapecó, decidiu soltar os frangos no terreno da propriedade para que eles procurassem comida após ele sofrerem com a escassez de alimento.

Na última semana, um vídeo de funcionários jogando ovos e pintinhos vivos em um vala , no município de Palhoça, em Santa Catarina, chamou a atenção das autoridades locais e deve resultar na abertura de um inquérito policial.

Nas imagens, duas pessoas são flagradas, por meio de uma câmera de celular, em cima de um caminhão. Do veículo, elas atiram pintinhos e bandejas de ovos em uma grande vala. A prática vem ocorrendo há algumas semanas e pode ter matado até 114 mil aves.

O secretário estadual da Agricultura, João Rodrigues, se reuniu nesta segunda-feira com representantes da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) e do Ministério da Agricultura, para pedir que o governo federal crie mecanismos para garantir o abastecimento de grãos no país.

Com a alta dos preços de milho e soja, as agroindústrias catarinenses, que produzem carne de frango, estão com dificuldades de comprar os grãos, responsáveis por 70% da ração alimentar das aves.