Publicado em: 22/07/2013 às 14:00hs
O presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc), Enori Barbieri, explica que o fenômeno afetaria as plantações de hortigranjeiros como alface, repolho, couve, rúcula e outras hortaliças cultivadas na região de Urubici.
A possibilidade de 0ºC no litoral também prejudicaria as plantações destes mesmos produtos na Grande Florianópolis. Também haveria prejuízos as culturas permanentes aos bananais localizados nos litorais Sul e Norte. As perdas não se concentram somente no campo. Aviários mais antigos e menos estruturados podem perder aves novas e até adultas, afirma Barbieri.
Confira outras previsões de sensação térmica para segunda-feira (22) em Santa Catarina:
Extremo Oeste
Dia: -5°C Noite: -17°C
Meio Oeste
Dia: -7°C Noite: -19°C
Litoral Sul
Dia: -3°C Noite: -16°C
Vale do Itajaí
Dia: 0°C Noite: -3°C
Grande Florianópolis Serrana
Dia: -5 Noite:-12°C
Grande Florianópolis Litorânea
Dia: 0°C Noite: -3°C
Planalto Norte
Dia: -3°C Noite: -17°C
Litoral Norte
Dia: 2°C Noite: -3°C
Além do frio intenso, segundo dados da Epagri/ Ciram, há previsão de ventos fortes de sudoeste a sul e mar muito agitado no litoral catarinense, a partir da noite deste domingo e na segunda-feira.
O mar poderá ter picos de onda de 2.5 a 3 metros, devido a um ciclone extratropical entre a costa do Uruguai e sul do Rio Grande do Sul e o avanço da intensa massa de ar polar pelo Sul do Brasil. O vento deve ser constante no período com rajadas de 60 a 80km/h, com risco para navegação e atividades de pesca.
Segundo informações da meteorologista Gilsânia Cruz, divulgadas no site da Epagri/Ciram, no Planalto Norte e Litoral Norte, principalmente nas cidades mais próximas ao Paraná, há condições de chuva mais intensa com risco de alagamentos e deslizamentos.
Fonte: Diário Catarinense
◄ Leia outras notícias