Avicultura

SBSA discute o controle de resíduos e barreiras da avicultura brasileira

O setor avícola se reúne em Chapecó, SC, de 09 a 11 de abril para debater aspectos produtivos e sustentabilidade


Publicado em: 14/02/2013 às 16:20hs

SBSA discute o controle de resíduos e barreiras da avicultura brasileira

O XIV Simpósio Brasil Sul de Avicultura que será realizado de 09 a 11 de abril no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes em Chapecó, SC reúne especialistas e técnicos do setor para debater o controle de resíduos e as barreiras técnico-comerciais na avicultura brasileira entre outros temas. Nesta décima quarta edição são esperados mais de um mil e quinhentos participantes vindos de todo o Brasil e países do MERCOSUL. O médico veterinário e presidente do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootenistas, João Batista Lancini destaca que “Neste ano buscamos diversificar um pouco mais os temas e palestrantes. Atendendo como sempre a demanda das agroindústrias e dos profissionais da avicultura. Um dos aspectos mais importantes que será debatido no Simpósio, é sobre o futuro do mercado de grãos, considerando a nova realidade mundial” revela.

Na programação técnica serão abordados assuntos como a qualidade intestinal com as perspectivas de controle da coccidiose e temas relacionados às doenças respiratórias, sempre presentes e causadoras de prejuízos consideráveis para avicultura. O médico veterinário João Batista Lancini, Presidente do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas destaca que “Outro aspecto que interessa diretamente ao setor é o controle de resíduos nos alimentos, pois todos sabem o quanto nosso país é visado neste assunto que, muitas vezes, é utilizado como barreira técnico-comercial pelos países concorrentes”

A programação abre na terça feira dia 09 de abril com um painel que vai debater Critérios de condenações: impacto nos resultados produtivos e na qualidade do produto. Como debatedores o Dr. Michel Quinteiro – MAPA, Prof. Dr. Ariel Mendes – Ubabef e a     Prof. Dra. Lenita Moura – UDESC, seguido de um painel final sobre condenações. A palestra de abertura “Indústria Avícola: Presente e Futuro” será apresentada pelo presidente da UBABEF o Ex Ministro da Agricultura Francisco Turra .

Programação exclusiva

No dia 10 de abril a programação abre com a palestra “Grãos - Presente e futuro” com o analista do mercado de grãos André Debastiani. O tema “Pneumovirus - impacto na produção de frangos de corte” será apresentado pelo Dr. Taylor Barbosa – USA.

Ainda dentro do tema sanidade o Dr. Mark Jackwood – USA, apresentara o tema “Bronquite Infecciosa - Vacinas e problemas para imunização” . O Dr. Mark W. Jackwood é professor e chefe do Departamento de Saúde da População na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Geórgia. Obteve seu Ph.D. no Departamento de Ciência Avícola da Ohio State University.

O palestrante convidado, Dr. Jackwood, é virologista molecular e a sua área principal de investigação é o estudo dos coronavírus avícolas. Especificamente, ele funciona com o vírus da bronquite infecciosa, doença do trato respiratório superior em galinhas e perus. O trabalho do Dr. Jackwood envolve a utilização de técnicas de biologia molecular para a identificação, caracterização e controle destes vírus.

A programação segue com a palestra “Análise de risco de resíduos de medicamentos, violações e barreiras comerciais” com o Dr. Alexandre Teixeira Zocche – Brasil . A programação encerra com a palestra “Práticas de manejo para redução de problemas sanitários” com o Dr. Claude Toudic – França.

No ultimo dia a programação cientifica inicia com o tema “Sustentabilidade - custos para a indústria e importância no contexto produtivo e social” com Sr. Clever Àvila – Brasil . Em seguida o Eng. Agr. Dr. Everton Krabbe abordara o tema “Importância da qualidade e do manejo da água na produção de frangos de corte”. Já o tema “Eficiência da peletização e o impacto nos resultados zootécnicos” será apresentada pelo Prof. Dr. Alex Maiorka. A palestra “Alternativas para redução dos custos de produção” encerra a programação com Dr. Iesser Salah – Brasil.

“Não podemos esquecer que todos os aspectos produtivos , passam cada dia mais, a serem direcionados pela sustentabilidade do negócio, seja nos aspectos ambientais, sociais ou econômicos”, complementa João Batista Lancini.

Pacotes de inscrição

Já estão sendo comercializados os pacotes de inscrições para o XIV Simpósio Brasil Sul de Avicultura que será realizado de 09 a 11 de abril no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes em Chapecó, SC, através do(48) 99804920 ou pelo e-mail panty@pantyassessoria.com.br. O valor inicial, na primeira etapa de vendas é de R$ 290,00 para profissionais e R$ 200,00 para estudantes. O encontro técnico chega décima quarta edição como um dos mais importantes eventos técnicos da avicultura brasileira com destaque nos principais sites internacionais do setor, que apontam a qualidade dos temas e palestrantes. Mais informações no site www.nucleovet.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa SBSA

◄ Leia outras notícias