Publicado em: 20/06/2012 às 17:50hs
Na ocasião, o presidente da Ubabef também apresentou cases setoriais que comprovam a preocupação do setor em ter uma atuação com baixo impacto ao meio ambiente.
O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, participou na terça-feira (19) do painel Segurança Alimentar e Tecnologias de Agronegócios, durante o projeto Humanidade 2012, um dos eventos da Rio+20. O presidente da entidade avícola destacou a importância do setor, não só no aspecto econômico e social mas também no ambiental.
“A questão da sustentabilidade não se limita a assuntos relacionados apenas ao meio ambiente. Combater a pobreza e oferecer alimentos também faz parte de um desenvolvimento sustentável”, enfatizou Turra em sua apresentação.
Reflexos no meio ambiente
Na ocasião, o presidente da Ubabef também apresentou cases setoriais que comprovam a preocupação do setor em ter uma atuação com baixo impacto ao meio ambiente. “A implementação de práticas para o tratamento da água, proteção da fonte e redução de consumo e a utilização da cama, resíduo gerado da criação de frangos de corte em granjas, para produção de biogás, são algumas das ações empreendidas pelo setor”, destacou Turra.
O Brasil é hoje o maior exportador e o terceiro no ranking de produção de carne de frango do mundo, mas, mesmo se tornando esse grande potencial da economia brasileira, manteve-se alinhado aos conceitos de sustentabilidade. “Essa vantagem competitiva é fruto do grande potencial para produção de biomassa, de disponibilidade hídrica, de grãos e de terras aráveis. Por isso a perspectiva é a de que o Brasil continuará alimentando o mundo com uma carne de frango sustentável”, concluiu.
A reunião
O encontro reuniu exemplos de sucesso do agronegócio brasileiro e apresentou o trabalho que vem sendo realizado pelos seus diversos setores para ampliar a produção de maneira sustentável.
Da mesa-redonda em que foram abordadas as inovações tecnológicas e sustentabilidade no setor de carnes participaram também o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, Pedro de Camargo Neto, e o diretor da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Fernando Sampaio.
Fonte: Assessoria de Imprensa Ubabef
◄ Leia outras notícias