Publicado em: 09/08/2012 às 15:50hs
"Não há outro caminho para nós senão a redução do alojamento de pintos de corte e, por consequência, a produção de carne avícola", diz Jim Sumner.
O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, e o presidente da Usapeec (entidade representativa das indústrias norte-americanas) e do International Poultry Council, Jim Sumner, participaram na quarta-feita (08) de reunião com líderes da avicultura de toda a América Latina, durante reunião da Associação Latino-Americana de Avicultura (ALA), em Salvador (BA).
Na oportunidade, Turra - que também é vice-presidente da ALA - e Sumner, juntamente com o Roberto Domenech, - presidente da ALA e do Centro de Empresas Processadoras Avícolas da Argentina (CEPA) - traçaram um cenário da crise internacional que afeta os vários países produtores avícolas, com a estiagem nos EUA e a alavancagem dos custos de produção.
A conclusão dos líderes das maiores cadeias produtivas mundiais - Brasil e EUA são os maiores exportadores mundiais de carne de frango e, com a China, formam os três maiores produtores do globo – é de que a avicultura internacional sofrerá um inevitável processo de redução da produção, em decorrência da escassez de insumos. Segundo informam, o aumento dos custos tem causado redução de turnos e fechamento de plantas em diversos polos produtores pelo mundo.
O cenário
"Não há outro caminho para nós senão a redução do alojamento de pintos de corte e, por consequência, a produção de carne avícola. Outro ponto importante é o fim do mandato de etanol à base de milho, nos EUA. Estamos sendo obrigados a importar milho do Brasil para continuarmos produzindo", disse Jim Sumner.
"O cenário está traçado e a crise está aí. Resta haver criatividade para compormos estoques que permitam uma dissolução mais rápida possível da crise", ressaltou o presidente da Ubabef, Francisco Turra.
Mais de 20 países produtores estiveram representados no encontro, que ocorreu em paralelo ao World's Poultry Congress (WPC), maior evento da avicultura mundial, cuja programação segue até hoje (09) na capital baiana.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Ubabef
◄ Leia outras notícias