Avicultura

Programa Pro-Frango entrega 900 pintos a produtores de Santa Maria (RS) para incentivar produção municipal

Nesta quinta-feira (09/02), na Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural, aconteceu a entrega de 900 pintos para nove produtores rurais de Santa Maria, cada um recebeu 100 animais


Publicado em: 13/02/2012 às 18:40hs

Programa Pro-Frango entrega 900 pintos a produtores de Santa Maria (RS) para incentivar produção municipal
Nesta quinta-feira (09/02), na Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural, aconteceu a entrega de 900 pintos para nove produtores rurais de Santa Maria, cada um recebeu 100 animais. Atualmente, 30 produtores fazem parte do Pró-Frango. No ato, o prefeito Cezar Schirmer destacou que, além dos pintos, a Administração já distribuiu alevinos, abriu açudes e que todas as ações têm o objetivo de fortalecer a economia do campo. “A cidade consome mais do que produz e estamos fazendo um esforço para aumentar esta produção, pois quanto mais dinheiro circular, mais riqueza a cidade gera”, avaliou o prefeito.
 
Segundo o secretário da pasta, Rodrigo Menna Barreto, no primeiro momento, está se trabalhando com 20 produtores. “Esta é a terceira entrega, cada um já recebeu 100 pintos e estão recebendo mais 100. Este é um programa que já está andando, já temos franco com 30 dias e estamos acertando a compra coletiva de ração, para baixar o custa desta produção”, destacou o secretário. Barreto conta que a questão do abate já foi acertada. “Daqui a 60 ou 70 dias o frango estará pronto para o abate”, disse o secretário.
 
A comercialização dos frangos acontecerá via Restaurante Popular e mercados de Santa Maria, onde a Prefeitura está tratando diretamente com os mercados para garantir que toda cadeia do Programa seja assistida. “Estamos dando os pintos, tratando de baixar o custo da ração, do abatedouro e comercialização”, finalizou o secretário.
 
Como participar do Programa
 
Os produtores interessados em participar do Programa (avicultores ou não) deverão fazer a inscrição na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR, localizada na Avenida Medianeira. Após a inscrição, será feita uma visita técnica pela SMDR e EMATER, posteriormente o produtor devera assinar um Termo de Adesão, para formalizar seu ingresso no Pró-Frango/SM, também será elaborado um projeto de viabilidade técnica e financeira. Os produtores deverão participar de cursos de capacitação, em órgãos definidos pela SMDR e EMATER e também participar de excursões técnicas a propriedades modelos.
 

Fonte: Correio do Brasil

◄ Leia outras notícias