Publicado em: 15/02/2013 às 13:30hs
Ainda que tenha aumentado suas compras em 25%, a Rússia – durante anos, maior importador de carne de frango dos EUA e do mundo – manteve em 2012 o mesmo segundo lugar ocupado no ano anterior. Ou seja: quem permanece como principal mercado do produto norte-americano é o México, com um volume mais de 100% superior ao da Rússia e participação de cerca de 17% nas exportações de carne de frango dos EUA.
Sob esse aspecto, aliás, mais de um quarto das exportações locais têm por destino países vizinhos – Canadá e Cuba, além do México. E isso, em termos logísticos, deve ser extremamente vantajoso para a avicultura norte-americana.
O que passa quase despercebido é o fato de a China (consideradas também as importações de Hong Kong, seu Território Especial) colocar-se como o terceiro consumidor do produto dos EUA, absorvendo exatos 6% das exportações norte-americanas.
Note-se, de toda forma, que enquanto as importações de Hong Kong decresceram, as da China não aumentaram na mesma proporção. Além disso, mesmo apresentando crescimento em 2012, o volume adquirido pelos chineses permanece muito aquém do registrado alguns anos atrás. Há cinco anos, por exemplo, as compras somadas de China e Hong Kong ficaram próximas das 400 mil toneladas e corresponderam a quase 13% das exportações dos EUA.
Em conjunto, os 10 principais mercados do frango norte-americano aumentaram suas importações em 16,62%, respondendo por 55,36% do total exportado. Já os demais importadores (44,64% do total) apresentaram redução de 7,54%.
Fonte: Avisite
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