Publicado em: 27/04/2012 às 15:50hs
Com o preço médio obtido pelo produto exportado pelo Brasil (valor mensal informado pela SECEX/MDIC) chega-se a uma curva (gráfico) cujos valores se justapõem na maior parte do tempo.
Foi pelo menos isso que ocorreu nos últimos quatro anos, o que levanta de imediato uma indagação: o Brasil, maior exportador mundial, simplesmente acompanha os preços internacionais ou, pelo contrário, é quem determina os preços do mercado internacional? Parece haver presunção nesta última hipótese, pois as condições de mercado são determinadas por compradores e vendedores, não apenas por uma das partes. De toda forma – isto é, mesmo aceitando-se que o preço obtido pelo produto brasileiro é reflexo do preço internacional – o Brasil chegou ao final de 2011 apresentando ligeiro ganho, pois seus preços apresentaram evolução de 23%, enquanto os preços internacionais não foram muito além de 21%.
Não há, até aqui, dados da FAO relativos ao primeiro trimestre de 2012. Mas os resultados brasileiros apontados pela SECEX/MDIC são preocupantes, pois, no período, o preço médio do frango exportado pelo Brasil sofreu uma queda de quase 9% em relação ao valor alcançado em dezembro/11. E, infelizmente, o recuo registrado tem muita similaridade com as quedas observadas entre o final de 2008 e início de 2009.
É provável que aquela situação não se repita. Mas o sinal de alerta é bem claro.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias