Avicultura

Preço médio da carne de frango exportada volta a registrar variação anual negativa

Nada, até aqui, parecido com a situação enfrentada em decorrência da crise econômica de 2008, ocasião em que ? em curtíssimo espaço de tempo ? o preço médio alcançado pela carne de frango exportada recuou mais de 35%


Publicado em: 24/02/2012 às 18:20hs

Preço médio da carne de frango exportada volta a registrar variação anual negativa

Então, por 12 meses consecutivos (de dezembro de 2008 a novembro de 2009), os valores alcançados permaneceram com variação negativa em relação aos mesmos meses de um ano antes.

De toda forma, o mesmo quadro anterior vem à mente ao se constatar que, logo após atingir o “valor-pico” de (quase) US$ 2.200/t em maio do ano passado, o preço médio do produto voltou a recuar, iniciando 2012 com o menor valor dos últimos 15 meses. Em nove meses caiu mais de 12%.

Não fosse isso suficiente, o preço médio do primeiro mês deste ano apresentou, pela primeira vez em mais de dois anos, variação negativa em relação a idêntico mês do ano anterior. Isso a despeito do preço médio de janeiro de 2011 ter sido um dos menores do ano que passou.

Dada a evolução da economia mundial, a reversão desse quadro de negatividade parece difícil no curto prazo. O que significa que a baixa remuneração (eventualmente, a onerosidade de determinados itens) deve prevalecer. E isso, em suma, recomenda que não se aposte nas exportações. Pelo menos até que os horizontes econômicos se desanuviem. Mas quando?

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias