Publicado em: 20/07/2012 às 18:40hs
Já o resultado dos quatro primeiros quatro meses de 2012 aponta resultados opostos: os EUA continuam com evolução positiva, mas os preços obtidos pelo Brasil recuaram 6% em relação ao mesmo quadrimestre de 2011.
Os dados são da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e apontam que, embora atingindo o melhor nível do ano, em abril o preço médio do frango exportado pelo Brasil ficou 8,3% abaixo do registrado um ano antes. Ou mais de 11% aquém do pico alcançado nos últimos 24 meses – US$2.194/t em maio de 2011.
Alias, a redução de preço acompanhou o frango brasileiro nos quatro primeiros meses do ano. Por isso, o quadrimestre foi fechado com um valor médio 6% menor que o de idêntico período do ano passado.
Já o frango exportado pelos EUA vem obtendo resultados positivos tanto no ano quanto nos últimos 12 meses. Dessa forma, nos quatro primeiros meses de 2012 o preço médio do produto aumentou 10,6%, enquanto o avanço em um período de 12 meses ficou próximo de 13%.
Em decorrência desses comportamentos, o preço médio das exportações norte-americanas (constituídas, essencialmente, por coxa/sobrecoxa de frango) reduziu a diferença em relação ao preço obtido pelo produto brasileiro. Em 2011, no primeiro quadrimestre, o preço médio dos EUA correspondeu a pouco mais da metade (54%) do preço brasileiro. Neste ano subiram 10% pontos percentuais, passando a corresponder a 64% do preço médio obtido pelo Brasil no quadrimestre.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias