Avicultura

Preços do frango na segunda metade do mês mantêm-se, praticamente, nos mesmos níveis da 1ª quinzena

Setor avícola mostra equilíbrio raro entre as quinzenas do mês, apesar das flutuações históricas


Publicado em: 25/07/2024 às 13:40hs

Preços do frango na segunda metade do mês mantêm-se, praticamente, nos mesmos níveis da 1ª quinzena

Vale para todos os alimentos, inclusive para o frango: em toda segunda quinzena, esgotado o poder de compra do consumidor, os preços refluem naturalmente, só apresentando nova reversão no início do mês seguinte.

Tudo indica, no entanto, que a indústria do frango, mesmo não conseguindo eliminar totalmente essa sina, vem minimizando e obtendo um raro equilíbrio entre primeira e segunda quinzena. Eventualmente, até um desempenho melhor na segunda metade do mês, fato raro na história do setor.

Confirma-se esse desempenho analisando o comportamento quinzenal de preços do frango abatido nos 12 meses encerrados em junho de 2024: em metade desse período – isto é, entre julho e dezembro de 2023 – ainda que por pequenas diferenças, os preços médios da segunda quinzena foram superiores aos da primeira.

Já nos primeiros seis meses do corrente exercício as médias da segunda quinzena foram, sempre, inferiores às da primeira. Porém, os índices de redução registrados foram mínimos, preservando uma estabilidade que tem sido não só quinzenal, mas também mensal.

Julho corrente ainda não terminou. Mas – a despeito do alarido de algumas Cassandras (diante do caso de Newcastle no Rio Grande do Sul) – pelo menos até aqui não apresenta o retrocesso apregoado. Ao contrário, na segunda quinzena vem sendo preservada a mesma estabilidade da primeira metade do mês com, até, pequeno ganho no valor médio.

A destacar ainda – mesmo sendo repetitivo – que a estabilidade da segunda quinzena ocorre não apenas em relação à quinzena inicial do mês, mas também em comparação à mesma quinzena de meses anteriores.

Como resultado, mesmo registrando o menor valor dos últimos sete meses para o período, o preço do frango abatido nesta segunda quinzena se encontra menos de 3% abaixo do que foi registrado na segunda quinzena de dezembro de 2023. Já um ano atrás, nesta mesma segunda quinzena de julho, a cotação média alcançada ficou 25% abaixo da obtida em dezembro de 2022.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias