Publicado em: 08/08/2012 às 13:10hs
Os dados do setor revelam que embora a produção brasileira de carne de frango tenha aumentado cerca de 8% do segundo semestre de 2009 para o primeiro semestre de 2012, o índice de participação da oferta interna na produção total manteve-se inalterado em pouco mais de 68%, com variação de apenas 0,2 ponto percentual nesse intervalo de tempo. Isso aconteceu porque, entre um e outro período, as exportações do produto apresentaram índice de expansão similar ao incremento da produção.
Obviamente, a curva representativa da participação da oferta interna na produção total não é linear: varia mensalmente em função do volume produzido e das exportações.
Assim, por exemplo, o maior nível de participação ocorrido no período analisado (76,7% do total) foi registrado em janeiro de 2010, ocasião em que se exportou o menor volume de carne de frango dos últimos 36 meses (233 mil toneladas). Em oposição, a menor participação (63,7%) ocorreu recentemente, em maio passado, mês em que as exportações brasileiras de carne de frango atingiram recorde histórico e ficaram próximas das 375 mil toneladas.
Curiosamente, nesses três anos e meio a participação média da oferta interna no volume total produzido não apresentou variações significativas, mantendo quase o mesmo nível observado, isoladamente, no segundo semestre de 2009 e no primeiro semestre de 2012 – 69% da produção total.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias