Avicultura

Paraná e Santa Catarina repartem liderança na exportação de carne de frango

Têm surgido no setor controvérsias a respeito


Publicado em: 27/06/2012 às 15:35hs

Paraná e Santa Catarina repartem liderança na exportação de carne de frango

Mas o balanço da SECEX/MDIC relativo aos cinco primeiros meses de 2012 aponta que Paraná e Santa Catarina repartem a liderança na exportação, um destacando-se como principal gerador da receita cambial, outro ocupando o primeiro posto pelo volume embarcado.

A primeira posição na receita cambial – mas por apenas 6% de diferença - permanece com Santa Catarina, estado que realizou as primeiras exportações brasileiras de carne de frango em 1975 e que, desde então, vem se mantendo na liderança. Já o Paraná assumiu, há algum tempo, o primeiro lugar no volume exportado e vem ampliando paulatinamente essa participação. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2012 embarcou volume quase 12% superior ao de Santa Catarina.

Como observou recentemente o AviSite (vide “ Posicionamento estadual e regional nos cinco primeiros meses de 2012”), o Paraná “continua registrando os melhores números na exportação de carne de frango”, o que significa dizer, também, que tende a assumir a primeira posição não só no volume, mas também na receita cambial – o que é natural, pois o estado é o maior produtor brasileiro de carne de frango do País.

De toda forma, não escapa a força ainda mantida por Santa Catarina na exportação. Assim, mesmo produzindo menos que o Paraná (segundo o último dado do IBGE, o PR respondeu por 25% da carne de frango produzida no Brasil em abatedouros inspecionados, enquanto o volume catarinense não chegou a 20% do total), a avicultura catarinense exporta praticamente o mesmo volume que a paranaense.

Mas não só isso. Se um estado tem a melhor receita e o outro o maior volume, isto quer dizer que o de melhor receita obtém, também, o melhor preço médio. E, efetivamente, considerando os resultados dos cinco primeiros meses de 2012, o preço médio obtido por Santa Catarina em suas exportações foi 18,5% superior ao do Paraná.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias