Avicultura

Para USDA produção do Brasil cai, mas exportação supera previsão inicial

Ao mesmo tempo em que prevê queda na produção brasileira anual de carne de frango, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) sinaliza ligeiro aumento nas exportações do produto


Publicado em: 31/08/2012 às 10:50hs

Para USDA produção do Brasil cai, mas exportação supera previsão inicial

Pelas novas previsões, em 2012 o Brasil deve exportar 3,478 milhões de toneladas de carne de frango, volume 1% superior ao registrado em 2011 quando, pelos números do órgão norte-americano, as exportações brasileiras somaram 3,443 milhões de toneladas (notar, aqui, que o USDA não inclui em suas estatísticas as exportações de patas de frango).

A expansão prevista é, sem dúvida, mínima. Mas ainda assim supera as projeções iniciais já que, anteriormente, o USDA apontava um volume quase 5% inferior ao atualmente projetado.

Porém, o que mais chama a atenção nas novas projeções é a tendência, para 2013, de um consumo interno que, no máximo, recolocará o setor nos mesmos níveis de consumo de 2011. Algo em torno dos 9,420 milhões de toneladas anuais, volume que, se confirmado, significará redução do consumo per capita pelo segundo ano consecutivo.

A redução prevista para o corrente exercício já não é surpresa para ninguém.

Notar que, ao não considerar as patas de frango exportadas, o USDA acaba superdimensionando a disponibilidade interna. Tanto que, aceito o consumo interno apontado para 2011 teríamos um per capita da ordem de 49 kg/ano, o que sem dúvida não ocorreu. De toda forma, nas estimativas e projeções apresentadas é recomendável não levar em conta os valores absolutos apontados e, sim, as variações relativas entre um período e outro.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias