Publicado em: 26/09/2013 às 10:40hs
Pois neste mês, enquanto o frango (vivo) obtém, em relação ao último preço de agosto, valorização de mais de 10%, o ovo experimenta desvalorização de, praticamente, 10%. Ou perto de 15% em pouco mais de 30 dias.
O fato é que a exaustão do consumidor (típica de todo final de mês) combinada com o aumento de produção que se repete a cada nova chegada da Primavera vem gerando grandes excedentes e deprimindo o preço do produto – a esta altura, não muito distante do menor valor registrado nos últimos nove meses.
No momento, a cotação média alcançada pelo ovo se encontra cerca de 12% acima daquela observada em setembro de 2012, mês em que o mercado operou com a mesma fraqueza de setembro corrente, mas manteve estável o preço do produto.
Aparentemente, a valorização de 12% não é de todo ruim. Mas se encontra bem aquém da valorização média de 30% alcançada desde janeiro até agora; e muitíssimo abaixo dos (quase) 65% de variação anual registrados nos primeiros dias de fevereiro. Tudo isso sem contar que a cotação do momento é a mesma registrada entre julho e agosto... do ano passado.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias