Avicultura

No Maranhão, Semapa intensifica a produção de frango caipira nos polos agrícolas

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) reuniu produtores de oito comunidades rurais de São Luís, Maranhão, para dar continuidades às atividades desenvolvidas na cadeia produtiva da avicultura


Publicado em: 30/01/2012 às 13:40hs

No Maranhão, Semapa intensifica a produção de frango caipira nos polos agrícolas

Como nos anos anteriores, serão disponibilizados pintos de raça “caipirão”, ração e assistência técnica aos agricultores familiares inscritos no programa, como forma de ampliar a produção de frangos de corte, criados de forma natural (galinha caipira), na Zona Rural da capital.A reunião dos produtores contou com a presença do titular da Semapa, Júlio França, dos agrônomos Silvio Muniz e Francisco de Assis da Costa, de dirigentes da área de produção, além de assessores e técnicos da Secretaria.

Durante o encontro, os 39 produtores presentes foram divididos em dois grupos distintos para receber os animais e a ração balanceada, que serão liberados nos dias 02 e 08 de fevereiro próximo. Cada produtor vai receber três lotes de 100 pintos e ração mensalmente, durante um período de 90 dias, tempo em que os primeiros frangos estarão prontos para o abate. A partir daí, a renovação do plantel ficará por conta do criador.

Caberá à Semapa a assistência técnica integral aos criadores.Cadeia produtiva - Júlio França se mostrou otimista com a presença dos produtores familiares e disse que esta ação da Secretaria é mais um reforço à cadeia produtiva de avicultura, que recebe assistência da Prefeitura de São Luís, a exemplo de outros projetos de Desenvolvimento Rural Sustentável – DRS, como caprinocultura, suinocultura e horticultura. O secretário afirmou, ainda, que é intenção da Semapa estimular a criação de pequenos animais entre os produtores familiares dos polos de produção localizados na Zona Rural, como alternativa de renda e alimentação. Segundo Júlio França, com este reforço “o mercado consumidor de frangos caipiras vai poder contar, a princípio, com o incremento de dez toneladas de carne de ótima qualidade, além da oferta disponível na rede de feiras e mercados da capital. Isto vai aumentar a oferta do produto e regular o preço do quilo de frango”.

Para finalizar, o secretário disse aos produtores que a comercialização do frango é um desafio a ser vencido pela Secretaria e pelos criadores. Como contribuição imediata, a Semapa está garantindo espaço de venda dentro das 39 feiras livres móveis mantidas pela Prefeitura de São Luís em nove bairros da capital.

Fonte: Prefeitura de São Luís

◄ Leia outras notícias