Avicultura

No ano, preço do frango vivo é 10% menor que o do mesmo período de 2011

Às vésperas de completarem-se os cinco primeiros meses do ano, o frango vivo continua com os preços (1º) distantes do preço inicial do ano; (2º) visivelmente inferiores aos do mesmo período de 2011. Isto, tanto no mercado paulista como no mineiro. Por extensão, em todo o Brasil


Publicado em: 30/05/2012 às 19:20hs

No ano, preço do frango vivo é 10% menor que o do mesmo período de 2011

Por partes. Faltando dois dias para o encerramento de maio e como é típico neste momento do mês, o mercado apresenta um comportamento letárgico, com menor número de negócios que no início do período. Mesmo assim os preços que vigoram desde o final de abril – R$1,70/kg em São Paulo; R$1,80/kg em Minas Gerais – devem se manter, o que significa que os produtores paulistas encerram o quinto mês do ano com uma cotação 10,5% menor que a do início do ano, enquanto entre os mineiros a redução é de, aproximadamente, 8%.

Surpreendentemente (e isto vai ser destacado em muitos levantamentos do mês, como se a atividade estivesse vivendo seus melhores momentos), maio também será fechado como um preço médio quase 10% superior ao do mesmo mês do ano passado em São Paulo, enquanto em Minas Gerais o incremento vai ficar em 20%.

Ledo engano, porém, de quem se guiar por esses indicadores. Pois em maio de 2011 os preços do frango se encontravam escandalosamente aviltados (foi o pior mês do ano). Assim, não está havendo qualquer ganho efetivo em 2012, mesmo porque os custos de produção permaneceram em evolução. E o que se conseguiu foi reduzir, ligeiramente, o prejuízo enfrentado.

Entretanto, o que realmente importa são os resultados do ano. Mas eles, infelizmente, continuam negativos. Tanto em São Paulo como em Minas Gerais, os preços médios alcançados pelo frango vivo nos cinco primeiros meses de 2012 se encontram cerca de 10% abaixo dos registrados entre janeiro e maio do ano passado.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias