Avicultura

Iranianos estão furiosos com o preço do frango

Escassez e aumento do preço do frango deixam iranianos ao ponto de ter realizar manifestações em Neishabour, noticiou uma reportagem da televisão britânica BBC


Publicado em: 27/07/2012 às 16:50hs

Iranianos estão furiosos com o preço do frango

Uma das razões apontadas para o aumento dos preços são as sanções internacionais aplicadas ao sistema bancário, o que torna difícil aos produtores de frango importar rações do estrangeiro.

Testemunhas citadas pelo site da televisão disseram que várias pessoas naquela cidade, normalmente calma, gritaram palavras de ordem contra o governo e exigiram o fim do aumento dos preços.

Nos últimos meses o preço do frango quase duplicou para o equivalente a cinco dólares (cerca de quatro euros) o quilo de acordo com as taxas de câmbio atuais e muitas lojas ficaram praticamente sem stocks e com as prateleiras vazias, contam Hossein Bastani e Ali Hamedani no serviço persa da BBC.

Motivos

Uma das razões apontadas para o aumento dos preços são as sanções internacionais aplicadas ao sistema bancário, o que torna difícil aos produtores de frango importar rações do estrangeiro ou comprar quantidades extra de frango congelado quando os stocks domésticos são reduzidos.

"Nós costumávamos pagar aos vendedores através de transferência bancária para uma conta internacional", conta, nesta reportagem, um importador iraniano. "Agora é impossível. A nossa única opção é enviar dinheiro através de uma loja que faça transferências. É é um risco muito grande para nós fazer trocas comerciais assim e por isso deixámos de importar rações".

O Irã tem sido alvo de várias sanções, dos EUA, da UE e da ONU devido às divergências que existem entre Teerão e a comunidade internacional sobre o desenvolvimento do seu programa nuclear. O Irã diz que este tem apenas fins pacíficos. Americanos, europeus e israelitas, sobretudo, desconfiam que o regime pretende ir mais longe e dotar-se da bomba atómica.

Fonte: DN Globo (Portugal)

◄ Leia outras notícias