Publicado em: 06/09/2012 às 14:20hs
Insatisfeitos com o atraso no pagamento, parte dos 250 integrados à Minuano trocou de empresa. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Veranópolis, RS, Moacir Mazzarollo, 30% dos 50 criadores dos municípios de Veranópolis, Fagundes Varela e Vila Flores que forneciam para a unidade arrendada da Nicolini em Nova Araçá começaram a alojar para a JBS nas últimas três semanas. A indústria paga 14 dias após a entrega do lote enquanto frente aos 70 dias propostos pela Minuano, com matriz em Lajeado,RS. Cada um dos que desistiram alojava 18 mil frangos a cada 55 dias.
Na segunda-feira, integrados que continuam ligados à Minuano começaram a depositar a primeira remessa de cheques da programação de 30, 60 e 90 dias para quitar os atrasados de cerca de quatro meses. O presidente da Fetag/RS, Elton Weber, aguarda a confirmação dos pagamentos, já que os cheques podem ser compensados no prazo de 72 horas. Se os cheques forem devolvidos, Mazzarollo diz que a categoria irá protocolar uma ação junto ao Ministério Público Estadual. Até ontem, os criadores ainda aguardavam a compensação.
Em Casca, a ansiedade do parcelamento não é nova. Segundo o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais do município, Nauro Nizzola, os dez integrados que fornecem para a unidade de Nova Araçá são oriundos da Doux Frangosul. Na época, deixaram a multinacional porque não recebiam há meses pelos lotes entregues.
O assessor da diretoria da Minuano Décio Schnack negou que haja atrasos por parte da empresa. Segundo ele, a companhia estabeleceu cronograma há 45 dias, o qual está "sendo rigorosamente cumprido". Para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Veranópolis, a informação não procede.
Fonte: Correio do Povo
◄ Leia outras notícias