Avicultura

Incra estimula criação de aves caipiras em galinheiros recicláveis na Bahia

O objetivo é alcançar as 28 áreas de reforma agrária


Publicado em: 17/10/2012 às 14:00hs

Incra estimula criação de aves caipiras em galinheiros recicláveis na Bahia

A criação de aves caipiras e o aproveitamento sustentável de garrafas pet e de vidro para a construção de galinheiros são cursos que vêm sendo ministrados em 12 assentamentos baianos, pela Assessoria Técnica do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) dos núcleos operacionais de Vitória da Conquista e Encruzilhada, na Bahia. O objetivo é alcançar as 28 áreas de reforma agrária. O próximo treinamento, nos dias 25 e 26 de outubro, será no assentamento Cedro, localizado no município de Vitória da Conquista, onde residem 59 famílias.

A técnica agropecuária do Incra e idealizadora do projeto, Maria Alexandrina de Oliveira, explica que ensina como as famílias podem melhorar a produtividade e a qualidade dos ovos e da carne. “Dentre os assuntos abordados, cito as raças mais indicadas, sistemas de criação, como realizar o manejo alimentar, os cuidados sanitários necessários, as instalações e os equipamentos. Então, confeccionamos, juntos, bebedouros com garrafas pet ou pratinhos de goiabada”, esclarece.

No total, 734 famílias assentadas tiveram a oportunidade de participar do primeiro ciclo das palestras, que também estimulam os trabalhadores rurais a retirar do lixo materiais como garrafas plásticas e de vidro, para serem reaproveitados de modo sustentável na criação das aves.

A técnica do Incra garante que a cada curso a reação é imediata. “As famílias ficam interessadas em aprender e criar construções com recicláveis. Trata-se de uma mudança de cultura e costumes que elas precisam adotar”, resume. O próximo passo dado por Alexandrina é a realização de uma oficina.

Galinheiro pet

A primeira oficina ocorreu no assentamento Brejão/Cama de Vara, no município de Encruzilhada. Lá, residem 61 famílias, que já começaram a construir um galinheiro de garrafas pet. “É apenas um começo. Uma semente plantada de novas ideias que melhora a produtividade e entusiasma as famílias pela novidade”, pondera a técnica.

Dentre os assentamentos inseridos no projeto também já foram beneficiados o Gameleira, situado no município de Itambé; Boa Sorte, em Wenceslau Guimarães; Primavera, em Encruzilhada; Pátria Livre, em Barra do Choça;, Rancho dos Teixeiras, em Cândido Sales; e Cipó, Conquista do Rio Pardo, Novo Horizonte e Lagoa Nova, localizados em Vitória da Conquista.

Fonte: MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias