Avicultura

Frango vivo segue com preço maior que o do abatido um ano atrás

Mais uma vez, como ocorre em praticamente todo início de ano (as exceções são raríssimas), frango vivo e abatido se encontram, até aqui, com preços menores que os registrados nos primeiros dias de 2013. Mas desta vez, quanta diferença ? pelo menos em relação ao que ocorria um ano atrás


Publicado em: 07/02/2013 às 12:00hs

Frango vivo segue com preço maior que o do abatido um ano atrás

Em vias de completar 30 dias com o preço estável em R$2,90/kg, o frango vivo registra até aqui redução de apenas 3,3% sobre o preço inicial do ano. Em 2012, no mesmo espaço de tempo, essa redução ultrapassava os 21%.

De sua parte, o frango abatido registra, por ora, redução um pouco maior que a da ave viva – queda de 7,19%. Mas, com o inicio do mês e a chegada dos salários, os preços do produto já se encontram em recuperação e a diferença deve reduzir-se. De toda forma, a queda em comparação a 2012 vem sendo bem mais moderada.

Mas o que mais ressalta ao se contrapor os preços de 2013 aos de 2012 é o fato de o frango vivo estar alcançando, neste ano, preços melhores que os registrados há um ano pelo frango abatido.

Isso, aparentemente, é fato inédito no setor e vem sendo registrado porque o ganho de preço do frango vivo em relação a 2012 (na média, de 86%) está sendo maior que o do frango abatido (na média, de 54%) – o que, aliás, ressalta a redução na oferta de aves vivas, até agora enfrentando o impeditivo de um custo substancialmente maior que o registrado no início de 2012 e, quase com certeza, uma capacidade de produção bem menor que a dos primeiros meses do ano passado.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias