Publicado em: 28/02/2013 às 11:40hs
Opostamente, os momentos mais difíceis são registrados exatamente no bimestre inicial de cada novo ano. Então, se o preço médio alcançado não chega a ser o pior do exercício é, pelo menos, inferior ao do bimestre anterior. Uma regra que, aparentemente, não tem exceção.
Ou não tinha. Porque, talvez pela primeira vez na história do setor, o bimestre inicial de 2013 está sendo encerrado com um preço médio superior ao do bimestre final de 2012.
É verdade que, no ano passado, o frango vivo experimentou valorização de 20% entre o primeiro dia de novembro e o último dia de dezembro, enquanto em 2013 vem registrando desvalorização de quase 7% em relação ao preço inicial do ano.
Mas o fato de ter aberto o exercício com o mesmo valor alcançado à época do Natal (o melhor período de comercialização de 2012), aliado a um período de longa estabilidade de preços (só interrompida devido ao surgimento, no mercado, de ofertas intempestivas vindas de integrações), está fazendo com que o frango vivo encerre o primeiro bimestre de 2013 com um preço médio (cerca de R$2,91/kg) quase 5% superior à média de R$2,77/kg alcançada no bimestre novembro/dezembro de 2012. Algo que parece ser inédito na avicultura de corte brasileira.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias