Avicultura

Frango vivo: em 27 meses custo evolui 42% e preço apenas 13%

Na última segunda-feira, 8, "press-release" da Embrapa Suínos e Aves publicado entre os "clippings" observava que, dois meses atrás, produzir frango ficou 4,29% mais caro um índice de incremento ocorrido em apenas um mês, ou seja, de fevereiro para março


Publicado em: 11/05/2012 às 15:30hs

Frango vivo: em 27 meses custo evolui 42% e preço apenas 13%

Curiosamente, quem aplicar o mesmo raciocínio ao preço recebido pelos criadores pelo frango vivo, irá constatar que em março o valor médio do produto foi quase 12,5% superior ao do mês anterior. Mas – eis a pergunta crucial – esse ganho persiste no decorrer do tempo?
Para procurar responder a essa questão, o AviSite comparou o Índice do Custo de Produção de Frango da Embrapa Suínos e Aves (identificado pela sigla ICPFrango) com o preço recebido pelos produtores de frango no interior paulista, igualando esses preços em “100” em janeiro de 2010, como foi feito com o ICPFrango.

O resultado pode ser melhor visualizado na tabela e gráfico abaixo. Mas o que se destaca, em síntese, é que enquanto o custo de produção evoluiu mais de 42% nos últimos 27 meses, o preço ao produtor apresentou variação pouco superior a 13%.

Note-se, a propósito, que entre novembro e dezembro de 2011, custo e preço apresentaram evolução muito próxima, o que significa que a remuneração recebida acompanhou o aumento de custos. Mas isso se perdeu em 2012, pois enquanto o custo permaneceu em evolução, o preço recebido sofreu fortíssima desvalorização.

Apesar da ligeira recuperação em março, é provável que essa situação tenha se deteriorado ainda mais de lá para cá, pois enquanto o preço médio pago pelo frango vivo apresenta, até agora, recuo de mais de 5% em relação à média de março, há indicações de que o custo de produção aumentou cerca de 20% nos últimos dois meses.

Eventualmente, alguém pode contestar as comparações efetuadas frente ao fato de que o ICPFrango da Embrapa Suínos e Aves refere-se ao estado do Paraná, enquanto o preço recebido refere-se ao produto disponibilizado no interior paulista. Porém, com certeza, a evolução relativa dos custos não terá sido muito diferente de um estado para outro.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias