Avicultura

Frango vivo e abatido: relação de preços nos últimos 30 dias

A despeito de a oferta permanecer ajustada a ponto de garantir a estabilidade de preços do frango vivo, no atacado o frango abatido enfrenta o comportamento típico de toda segunda quinzena do mês, com queda dos preços praticados. Ontem, por exemplo, foi negociado por um valor médio 7% menor que o dos primeiros dias de 2013


Publicado em: 23/01/2013 às 12:20hs

Frango vivo e abatido: relação de preços nos últimos 30 dias

O detalhe inusitado, neste caso, é que o valor médio registrado na abertura do ano foi superior ao alcançado às vésperas do Natal, fato raro no setor. Isso, porém, foi consequência não só da produção menor do mês, mas também do fato de muitos abatedouros terem reduzido ou paralisado as atividades nos últimos dias do ano, o que implicou em abastecimento mais restrito no período. Como resultado, em vez de recuar após o Natal como é comum, o frango abatido valorizou-se e alcançou o melhor preço do ano que passou exatamente no fechamento de 2012.

É interessante notar, no entanto, que os recuos mais recentes nada têm de anormal e, de certa forma, até confirmam que a disponibilidade do produto continua restrita, pois o retrocesso observado apresenta os mesmos índices registrados pelo frango vivo.

Em outras palavras, comparativamente aos valores praticados um mês atrás, o frango vivo registra no momento perda de 3,33 %, enquanto a perda do frango abatido se encontra em 3,28%.

Para simples comparação, um ano atrás, considerado o mesmo período, o preço do frango abatido havia recuado 23%. Já o recuo de preços do frango vivo ficou próximo de 30%.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias