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Em dezembro varejo baixou margem de lucro na comercialização do frango

Em dezembro, especificamente (quando o frango atingiu seus maiores valores nominais de todos os tempos na granja, no atacado e no varejo), a alta em um ano foi de 31,3% no atacado e de 19,7% no varejo


Publicado em: 15/01/2013 às 13:20hs

Em dezembro varejo baixou margem de lucro na comercialização do frango

Comparando-se os preços médios alcançados pelo frango abatido no segundo semestre de 2012 com aqueles registrados no mesmo período do ano anterior é possível constatar que no varejo da cidade de São Paulo registraram evolução de 12,4% (de R$4,12/kg para R$4,36/kg), enquanto no grande atacado paulistano a variação foi de 17,6% (de R$2,78/kg para R$3,27/kg). Em dezembro, especificamente (quando o frango atingiu seus maiores valores nominais de todos os tempos na granja, no atacado e no varejo), a alta em um ano foi de 31,3% no atacado e de 19,7% no varejo.

Em síntese: num e noutro caso, o incremento de preços no varejo foi inferior ao registrado no atacado (no semestre, ficou 5,18 pontos percentuais abaixo; em dezembro, 11,54 pontos percentuais), o que sem dúvida beneficiou o consumidor em aparente detrimento do varejista.

Este, porém, é apenas um dos lados da história. A outra face mostra (gráfico abaixo) que os varejistas simplesmente baixaram sua margem de lucro. Por exemplo, chegou a 50% entre outubro e novembro e recuou para pouco mais de 35% em dezembro.

A mesma ocorrência havia sido registrada em meados de agosto de 2012 quando, em função do brutal aumento dos custos, o preço do frango sofreu forte correção ao nível da produção. A impressão que fica, nestes casos, é a de que, em vez de correr o risco de perder o freguês pelo repasse de preços, o varejista prefere reduzir a margem de lucro, sem dúvida elevada, e garantir o faturamento. A questão é: será que não dá para manter esse procedimento 12 meses por ano?

Fonte: Avisite

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