Avicultura

Desempenho do frango vivo no primeiro decêndio de fevereiro

Ainda que em mercado firme, o frango vivo comercializado no interior paulista completou o primeiro decêndio de fevereiro sem qualquer alteração em relação ao preço que vigora desde meados de janeiro


Publicado em: 13/02/2013 às 16:50hs

Desempenho do frango vivo no primeiro decêndio de fevereiro

Isso significa dizer que continua – agora há mais de 30 dias –negociado por R$2,90/kg, valor que parece ter correspondido ao ponto de equilíbrio desejável nos primeiros dias do ano, período em que a demanda é bem mais moderada que no encerramento do exercício anterior. Ou seja: na medida em que o consumo aumente e a oferta permaneça ajustada, como até aqui, novos patamares podem ser alcançados, nada impedindo que se retorne à cotação alcançada no auge das Festas e até a virada do Ano Novo.

Aliás, em função do bom desempenho no final de 2012 e nos primeiros dias de 2013, o frango vivo registra agora redução de 1,1% sobre o mês anterior e, ao mesmo tempo em que acumula queda de 1,7% no ano. Nada, porém, que se compare ao ocorrido um ano atrás quando, nesta mesma época, o frango vivo acumulava baixa de quase 28% em relação ao valor médio registrado em dezembro de 2011 e registrava a menor cotação nominal em quatro anos.

Agora, opostamente, a valorização anual em comparação a fevereiro do ano passado supera os 80% e faz com que, nas sete primeiras semanas do ano, o valor médio do frango vivo esteja pelo menos 40% acima da média obtida nos 12 meses de 2012.

Nunca será demais repetir, no entanto, que esse ganho continua sendo apenas aparente. Primeiro porque, a despeito de uma evolução mais moderada, os custos de produção continuam elevados. Segundo, porque os eventuais ganhos apenas ajudam a amortizar parte dos prejuízos acumulados no ano que passou.

Em suma, é preciso que a atual relação oferta/procura seja mantida por muitos meses para que o setor se recupere inteiramente do desastre enfrentado em 2012.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias