Avicultura

Desempenho do frango vivo na terceira semana de maio

O frango vivo comercializado no interior paulista atravessou a terceira semana de maio e entrou na segunda quinzena do mês sem maiores modificações de mercado em relação às semanas anteriores


Publicado em: 21/05/2012 às 13:40hs

Desempenho do frango vivo na terceira semana de maio

Isto quer dizer que o preço permaneceu estável em R$1,70/kg, mas com negócios sendo efetuados por valores inferiores ao de referência, porquanto a demanda se mantém aquém da oferta que, por sua vez, continua sendo avolumada por produto oriundo de integrações que procuram preservar o preço da ave abatida e, para isso, colocam parte de sua produção no mercado independente.

Sob esse aspecto, os dez dias de negociações agora faltantes para o encerramento do mês de maio são preocupantes. Pois a política adotada pelas integrações não vem surtindo efeito, visto que após atingir seu pico no final da semana retrasada, o preço do frango abatido sofreu sucessivos recuos na decorrer da última semana. Isso pode “respingar” no frango vivo e ocasionar retrocesso no valor pago, inalterado desde 25 de abril passado.

Independente, porém, do que venha a ocorrer neste final de maio, o frango vivo caminha para registrar no mês seu terceiro pior preço médio dos últimos 11 meses, ou seja, tende a superar, apenas, os valores registrados em janeiro e fevereiro deste ano. E se, pela primeira vez em 2012, apresenta variação positiva em relação ao mesmo mês do ano passado e alcança expansão de 6% sobre maio de 2011 é porque lá o preço recebido atingiu o fundo do poço, só deixando de ser oneroso para os produtores três meses depois, no mês de agosto, por força de uma compulsória redução da produção.

Este último procedimento, tudo indica, já vem sendo adotado há algum meses pelo setor, sem que, entretanto, se visualize a esperada luz no fim do túnel. Pelo jeito – e como sugere o Rabobank – mais uma vez a recuperação fica para o segundo semestre.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias