Avicultura

Desempenho do frango vivo na terceira semana de julho

Após duas baixas sucessivas de cinco centavos cada na segunda semana do mês (isto é, ainda na primeira quinzena de julho), o frango vivo comercializado no interior de São Paulo permaneceu com o preço estável em R$1,80/kg


Publicado em: 23/07/2012 às 10:50hs

Desempenho do frango vivo na terceira semana de julho

Isso, porém, não refletiu o exato comportamento do mercado, extremamente frágil. Tanto que boa parte das negociações foi efetivada a valores inferiores à referência atual.

Supondo-se, porém, que todas as transações continuem tendo a mesma base referencial, constata-se que o ganho que vinha sendo registrado em relação ao mês anterior e a idêntico mês do ano passado vem se diluindo rapidamente.

Dessa forma, comparativamente a julho de 2011, o preço médio atual é, nominalmente, 5,04% superior e, dessa forma, mal acompanha a inflação do período. Idêntica conclusão pode ser aplicada à variação mensal (julho/12 em relação ao mês anterior), ora em 0,35%, praticamente o mesmo índice de um dos indicadores prévios da inflação oficial no mês, o IPCA-15, que fechou em 0,33%.

Porém, o que mais pesa sobre a atividade e já começa a ocasionar a desestruturação do setor são além dos preços das matérias-primas, as dificuldades de abastecimento, em especial do farelo de soja. Este, em um ano, já está com o preço mais do que dobrado e, mesmo assim, não é encontrado na disponibilidade necessária. Já o milho, cuja safra brasileira é recorde, vem sofrendo verdadeira explosão de preços com as notícias da quebra de safra norte-americana. Em 30 dias, já aumentou mais de 40%.

Como isso inviabiliza a produção do frango (sobretudo no momento em que a demanda interna e externa é recessiva) e o consumidor não tem condições de absorver o aumento de custo enfrentado, as entidades da classe começam a atuar junto ao governo federal na busca de mecanismos que minimizem a situação atual.

Conta-se com uma pronta ação do poder público. Mas, a esta altura, as medidas, embora bem-vindas, talvez sejam tardias, pois representativa parcela do sistema produtivo já foi profunda e irremediavelmente afetada.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias