Avicultura

Desempenho do frango vivo na terceira semana de 2013

Após ligeira redução (readequação?) de preços na segunda semana de janeiro, o frango vivo comercializado no interior paulista parece ter encontrado o ponto de equilíbrio para o presente momento de mercado ? recessivo, pois bem menos ativo que em dezembro


Publicado em: 21/01/2013 às 13:40hs

Desempenho do frango vivo na terceira semana de 2013

E como a estabilização registrada ocorreu após redução de apenas 3,3% do preço de encerramento de 2012 e se mantém na segunda quinzena de janeiro corrente, fica claro que a oferta continua contida, permanecendo absolutamente ajustada à menor demanda.

Nunca será demais rememorar que essa é uma situação absolutamente oposta à registrada um ano atrás. Pois enquanto agora o recuo em relação ao mês anterior vai pouco além de 3%, em janeiro de 2012 foi de 25%. Por outro lado, enquanto naquele mês o frango vivo era comercializado por valor quase 20% menor que o de janeiro de 2011, no momento alcança um preço médio que se encontra 87% acima da triste média registrada um ano atrás, quando o produto registrou seu mais baixo preço de 2012.

Claro que isso quer dizer que o atual índice de valorização do frango vivo não é tão expressivo quanto aparenta, pois se encontra apenas 50% acima da média registrada em janeiro de 2011. Mas – ninguém contesta – vem sendo suficiente para cobrir a explosão de custos enfrentada pelo setor produtivo.

É verdade que, para se chegar a esse resultado, muitos ficaram pelo caminho, propiciando a atual readequação de oferta. De toda forma torna-se visível – e também nunca será demais rememorar – que as travas da atividade não estão nos fatores de custo mas, sim, no equilíbrio entre oferta e procura. Rompê-lo é gerar perdas, independentemente até da explosão dos custos.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias