Avicultura

Desempenho do frango vivo na primeira semana de janeiro de 2013

Como o mercado continua abastecido, exclusivamente, por produto criado especificamente para comercialização no mercado independente e o volume ofertado continua visivelmente menor que o de um ano atrás


Publicado em: 07/01/2013 às 12:30hs

Desempenho do frango vivo na primeira semana de janeiro de 2013

Como o mercado continua abastecido, exclusivamente, por produto criado especificamente para comercialização no mercado independente e o volume ofertado continua visivelmente menor que o de um ano atrás, por exemplo, as negociações efetivadas no interior de São Paulo nos quatro primeiros dias de negócios de janeiro foram desenvolvidas em ambiente firme, o que propiciou a manutenção do (bom) preço alcançado na primeira metade de dezembro/12.

É interessante acrescentar que essa firmeza também contou, como fator auxiliar, com a reposição, por parte do setor varejista, dos estoques de frango abatido, baixos no início do ano em função da redução das atividades de abate nos últimos dias do ano passado.

Isto equivale a dizer que ainda podem ocorrer mudanças no mercado, conforme o comportamento do consumo no restante do mês. Mas, para alívio do setor, não há riscos de repetir-se o ocorrido um ano atrás, quando a cotação média do frango vivo recuou mais de 25% em relação ao mês anterior, dezembro de 2011, além de retroceder no mês quase 20% sobre janeiro de 2011.

Vale lembrar, a propósito, que em janeiro de 2012 o mercado operou com o maior volume de produção do ano que passou e recebeu, adicionalmente, o repasse de estoques do final do ano anterior. Foi o que deprimiu os preços do frango, gerando uma crise (até então, de excesso de produção) que se estendeu até a metade do ano.

Como, desta vez, a oferta está melhor equacionada – acredita-se numa produção até 10% menor que a de janeiro/12 – e não houve formação de estoques de passagem – a corrida pela reposição aponta nessa direção – a possibilidade de uma forte depleção dos preços está afastada. O que pode ocorrer, eventualmente, é um ajustamento pós-Festas.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias