Avicultura

Desempenho do frango vivo em fevereiro

Ao contrário do que ocorreu um ano atrás quando obteve valorização de 1,6%, o frango vivo comercializado no interior de São Paulo registrou queda de preços em fevereiro


Publicado em: 01/03/2013 às 10:10hs

Desempenho do frango vivo em fevereiro

Ao contrário do que ocorreu um ano atrás quando obteve valorização de 1,6%, o frango vivo comercializado no interior de São Paulo registrou queda de preços em fevereiro e, em decorrência, fechou o mês com um valor médio 2,23% inferior ao do mês anterior. Uma vez que esse foi o segundo mês consecutivo de redução, o produto encerrou o primeiro bimestre de 2013 com perda de 6,67% em relação ao último preço de 2012.

Na prática, esse resultado não foi muito diferente do registrado no primeiro bimestre do ano passado, quando o retrocesso foi de 7,89% - 1,22 ponto percentual a mais. Mas em 2012 o frango vivo encerrou o bimestre com um valor mais de 20% menor que aquele alcançado à véspera do Natal. Desta vez a redução ficou em apenas 6,67%, já que a cotação do Natal se estendeu até o final de 2012 e seguiu 2013 adentro.

De certa forma, mesmo reconhecendo que a oferta atual de frango (vivo e abatido) é substancialmente menor que a do início do ano passado, os recuos enfrentados eram esperados, pois o período é marcado por um consumo visivelmente menor que o do bimestre anterior. Ainda assim os resultados do mês e do bimestre poderiam ter sido melhor não fosse um “acidente de percurso”: o surgimento inesperado de ofertas provenientes de integrações que produzem apenas para o consumo próprio, não para disputar o mercado independente. Isso desequilibrou o mercado e ocasionou baixa de preços e instabilidade de mercado, em vias de superação no final de fevereiro.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias