Avicultura

Depois da crise, avicultura tenta se recuperar

Após ano marcado por dificuldades causadas pelo aumento nos insumos, setor começa a apresentar resultados mais animadores


Publicado em: 17/12/2012 às 16:10hs

Depois da crise, avicultura tenta se recuperar

Ainda que 2012 tenha sido um ano de grave crise para a avicultura – devido ao aumento significativo dos custos de insumos -, o setor encerra o ano em recuperação no País. O Paraná, maior produtor e exportador brasileiro de frango – entre janeiro e outubro deste ano abateu 1,18 bilhão de aves - enfrenta cenários contraditórios: por um lado, grandes grupos somam resultados positivos nos últimos meses do ano, enquanto pequenas empresas ainda aguardam apoio do governo para regularizar a situação financeira.

"2012 foi um ano extremamente difícil", avalia o presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra. Segundo ele, a continuação da crise financeira mundial de 2008, as oscilações cambiais e os entraves logísticos brasileiros já comuns em anos anteriores foram somados ao aumento expressivo no preço dos insumos ocorrido a partir dos primeiros meses de 2012.

A forte estiagem que afetou os campos de soja e milho dos Estados Unidos reduziu drasticamente a oferta de grãos no mercado internacional e, consequentemente, impulsionou as cotações a valores recordes na Bolsa de Chicago. O farelo de soja sofreu elevação de mais de 100% e a cotação do milho subiu 40%. Principais matérias-primas da ração ofertada aos frangos, a soja e o milho valorizados inflacionaram o custo de produção em 40% e reduziram a margem de lucro dos produtores e empresas.

Fonte: Folha Web

◄ Leia outras notícias