Publicado em: 14/11/2024 às 17:00hs
Os custos de produção de frangos de corte e suínos registraram uma nova alta em outubro nos principais estados produtores e exportadores do Brasil, conforme estudos da Embrapa Suínos e Aves divulgados em sua Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS). A elevação dos custos reflete os aumentos nos preços da ração, genética e outros insumos essenciais para a atividade.
Em Santa Catarina, o custo de produção do quilo do suíno vivo alcançou R$ 6,22 em setembro, representando um aumento de 5,28% em relação ao mês anterior. Esse crescimento eleva a alta acumulada no ano para 0,25%, e, nos últimos 12 meses, a variação foi de 5,84%. O Índice de Custo de Produção de Suínos (ICPSuíno) atingiu 355,77 pontos. O aumento dos custos com ração (que representa 73,50% do valor total) e genética, que subiram 6,97% e 3,03%, respectivamente, foram os principais fatores responsáveis por esse aumento.
No Paraná, o custo de produção do quilo de frango de corte foi de R$ 4,68 em outubro, com alta de 1,51% em relação a setembro. No acumulado de 2024, o Índice de Custo de Produção de Frangos (ICPFrango) registrou um aumento de 6,15%, enquanto nos últimos 12 meses a variação foi de 9,76%. O aumento nos custos da ração, que subiu 1,76% e representou 66,03% do custo total, e o crescimento de 3,49% no preço dos pintainhos de 1 dia de idade, foram os principais fatores de aumento no setor.
Além de Santa Catarina e Paraná, outros estados como Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo também têm seus custos de produção monitorados, com dados disponíveis na Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa. Essas informações são cruciais para acompanhar a evolução dos custos nos setores de suínos e frangos de corte, que têm grande relevância para a economia nacional.
A Embrapa também disponibiliza ferramentas para que avicultores e suinocultores acompanhem a evolução de seus próprios custos de produção. O aplicativo Custo Fácil permite a geração de relatórios dinâmicos para a gestão das granjas, oferecendo recursos para separar despesas de custos com mão de obra familiar. O aplicativo está disponível gratuitamente na Play Store para aparelhos Android. Além disso, a Embrapa oferece uma planilha eletrônica de custos, também gratuita, para os produtores que utilizam esse recurso na gestão de suas propriedades.
Esses dados e ferramentas auxiliam os produtores na tomada de decisões estratégicas para manter a competitividade e viabilidade econômica em um cenário de custos em ascensão.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias