Publicado em: 28/05/2013 às 10:30hs
Os resultados até agora divulgados pela Embrapa Suínos e Aves mostrando a evolução do custo de produção do frango em diferentes Unidades da Federação apontam que embora tenha ocorrido generalizada redução desses custos em relação a meses anteriores, em apenas dois de seis estados houve queda em relação ao mesmo mês do ano passado.
Os dados são relativos ao mês de abril e abrangem os três estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), dois do Sudeste (Minas Gerais e Espírito Santo) e um do Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul).
Em apenas dois deles – Mato Grosso do Sul e Paraná – o custo de abril passado foi inferior ao de abril de 2012. Foram, também, os dois estados que registraram o menor custo entre os seis até agora divulgados – o que não chega a surpreender, pois são grandes produtores de milho.
Dos quatro estados cujo custo atual permanece superior ao de um ano atrás, as maiores variações foram registradas em Santa Catarina (aumento de 12,4%) e Espírito Santo (aumento ligeiramente inferior, de 11,3%). Foram, por sua vez, os dois estados que apresentaram o maior custo de produção.
Feitas as contas, em abril passado um frango produzido no Espírito Santo ficou quase 26% mais caro que no Mato Grosso do Sul. Ou, levando em conta dois estados vizinhos, o custo de Santa Catarina foi perto de 5% maior que o do Paraná.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias