Avicultura

Custo de produção de frangos chega ao índice mais alto em 12 meses

O ICPFrango/Embrapa chegou a 145,90, ante 142,04 verificado no mês anterior.


Publicado em: 18/05/2012 às 14:50hs

Custo de produção de frangos chega ao índice mais alto em 12 meses

O ICPFrango/Embrapa subiu 2,72% em abril em comparação a março.

O ICPFrango/Embrapa chegou a 145,90, ante 142,04 verificado no mês anterior. O ICPFrango/Embrapa subiu 2,72% em abril em comparação a março

O Índice de Custo de Produção de Frangos de corte feito pela Embrapa Suínos e Aves (ICPFrango/Embrapa), empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, subiu 2,72% em abril em comparação a março. O ICPFrango/Embrapa chegou a 145,90, ante 142,04 verificado no mês anterior.

Segundo o levantamento da Embrapa, o grupo de insumos pintos de um dia, bem como o grupo nutrição, apresentaram taxas de variação de 1,33% e 1,03%, respectivamente, pressionando a alta do índice. Em 2012, o ICPFrango/Embrapa acumula 12,35%.

Produção suína

ICPSuíno/Embrapa - Já o Índice de Custo de Produção de Suínos foi de -0,57% em abril em comparação a março. O ICPSuíno/Embrapa chegou a 141,23, ante 142,03 verificado no mês anterior. No acumulado do ano, o ICPSuíno/Embrapa chega a 0,85%.

A diminuição no índice em abril foi devida a uma retração nos preços do milho. A queda verificada para o grupo de insumos manutenção, financeiro, Funrural (-0,15%) deu-se em função das baixas nos preços de mercado dos suínos vivos e prontos para o abate, sobre o qual incide a taxa de 2,3% relativa ao Funrural.

CIAS - O ICPSuíno/Embrapa e o ICPFrango/Embrapa foram criados em 2011 pela equipe de sócio-economia da Embrapa Suínos e Aves. A evolução dos índices nos últimos 12 meses, a estrutura de ponderação para os cálculos dos índices de custos de produção, as variações percentuais do mês e os acumulados no ano podem ser conferidos no site da CIAS (Central de Inteligência de Suínos e Aves) da Embrapa, na página eletrônica www.cnpsa.embrapa.br/cias.

Sobre os índices

O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em Santa Catarina, maior produtor nacional de suínos, em sistema tipo "ciclo completo", para o suinocultor empresário independente. Ou seja, não há um contrato de integração vertical por sítios como ocorre na produção de leitões e terminados.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

◄ Leia outras notícias