Avicultura

Cuiabá: ministro diz que russos podem reavaliar embargo sobre carne suína

O ministro de Agricultura e Pecuária, Mendes Ribeiro, afirmou que no dia 15 de julho uma missão russa virá ao Brasil para avaliar a possível suspensão do embargo a carne suína brasileira, que já completa um ano


Publicado em: 06/07/2012 às 16:50hs

Cuiabá: ministro diz que russos podem reavaliar embargo sobre carne suína

Durante abertura da 48ª Expoagro, em Cuiabá, ele recebeu cobranças do setor, que deixou de vender 10% de sua produção para a Rússia.

Mendes destacou que o governo vai mostrar aos russos que atende todas as normas de sanidade, e que pretende retomar as negociações. "Nós não perdemos nas vendas, mantemos o volume exportando conquistando novos mercados. Mas sabemos da importância que o mercado russo tem e vamos mostrar que cumprimos as exigências".

Porém, para o presidente da Associação dos Criadores do Mato Grosso (Acrimat), José Bernardes, o setor tem perdas. "10% da nossa produção tinha como destino a Rússia. Esse percentual foi absorvido por outros países, mas se não tivéssemos perdido o mercado russo, teríamos ampliado nossas exportações".

Além do Mato Grosso, estão embargadas empresas dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná e Mato Grosso. Atualmente, há 48 frigoríficos brasileiros autorizados a exportar à Rússia, dos quais 29 são de carne bovina, 4 são de carne suína, e 15, de carne de ave. Outros 91 estão na lista do embargo e enfrentam "restrições temporárias", segundo o governo russo.

Expoagro: Durante solenidade de abertura da Expoagro, maior feira agropecuária da região Centro Oeste e que este ano pretende movimentar R$ 40 milhões em negócios, o governador Silval Barbosa também pediu apoio do governo federal para construção do novo parque de exposições. A área, que possui 100 hectares, já foi doada pelo Estado. Agora faltam recursos para equipar o espaço.

A meta do Sindicato Rural é que a 50ª edição da feira, em 2014, seja realizada no novo local. "Vamos realizar a nossa última feira aqui em 2013. Será a maior de todas", enfatizou o presidente Jorge Pires de Miranda.

A mudança do parque é necessária para construção do fan park para a Copa de 2014. Mendes afirmou que o pedido será avaliado, já que a exposição é um espaço que promove o setor agropecuária, fomenta novos negócios e apresenta novas tecnologias para aumentar a produção de forma sustentável.

Nesta sexta-feira, Mendes inaugura o centro de pesquisas da Embrapa em Sinop.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias