Avicultura

Criadores de frango de MS avaliam custo de produção e lucratividade

Na propriedade em Sidrolândia, região central de Mato Grosso do Sul, Nilo Cervo encontrou na avicultura uma alternativa para a falta de espaço. Nos 40 hectares, ele tem oito aviários, onde aloja 160 mil frangos por lote


Publicado em: 23/02/2012 às 16:30hs

Criadores de frango de MS avaliam custo de produção e lucratividade

O criador toca a criação. Em parceria, o frigorífico fornece os pintinhos, remédios e ração. Nilo gosta de ter tudo na ponta do lápis.

A Federação de Agricultura do Estado quer criar uma planilha de custos fixos. O modelo apresentado tem mais de 60 ítens como infraestrutura, mortalidade, número de lotes armazenados e gastos com funcionários. Para a Federação, esses números estão fora do controle para muitos produtores.

"Existia uma grande diferença entre o setor produtivo e o setor industrial. O produtor sempre alegava que recebia abaixo do custo, mas não sabia ao certo qual era o custo. O diferencial deste trabalho é que com os resultados, o produtor vai poder negociar melhor o preço com a indústria", explica Adriana Mascarenhas, consultora da Famasul.

Iluir Scariot fez os cálculos por conta prápria e concluiu que lucra 12% de tudo o que produz. Da nova planilha ele sabe pouco, mas está ansioso, espera que as mudanças possam trazer mais rentabilidade.

A ideia da Famasul é levar a planilha para as três principais regiões produtoras de frango no estado: Aparecida do Taboado, Dourados e Sidrolândia.