Publicado em: 23/10/2012 às 18:20hs
A China deve diminuir o ritmo de compra da pluma mato-grossense. É o que indica o boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgado nessa segunda-feira (22). O estado embarcou, desde o início do ano até o mês de setembro, 30,5% da produção.
"A China aumentou a compra da pluma em 124% em comparação ao mesmo período do ano passado. Foi o país que mais comprou pluma do estado. Em contrapartida, no próximo ano ela deve comprar menos porque está com o estoque muito alto", explica a analista de mercado do Imea, Elisa Gomes.
Ainda conforme o Instituto, outros países asiáticos com Bangladesh e Túquia devem aumentar a consumo da pluma do estado, o que deve compensar o redução do mercado chinês.
A safra 2011/12 deve ter volumes recordes de algodão exportado, isso porque, até o mês de setembro deste ano, o país embarcou o volume de 631 mil toneladas. Em 2011, até setembro o país havia exportado apenas 335 mil toneladas, cerca de 46% a menos.
Preço
O preço no mercado interno segue estável, apresentado um resultado 0,4% superior na última semana. Até o último dia 19, a pluma em Rondonópolis estava cotada R$ 46,8/@. E em Primavera do Leste a R$ 46,7/@.
Fonte: Agrodebate
◄ Leia outras notícias