Avicultura

Carnes: só a de frango sofreu redução no 2º trimestre de 2012, aponta IBGE

A queda observada abrangeu o número de cabeças abatidas e o volume produzido.


Publicado em: 28/09/2012 às 11:00hs

Carnes: só a de frango sofreu redução no 2º trimestre de 2012, aponta IBGE

Conforme o IBGE, entre as três principais carnes produzidas no Brasil em estabelecimentos sob inspeção (federal, estadual ou municipal), apenas a de frango registrou redução de produção no segundo trimestre de 2012. A queda observada abrangeu o número de cabeças abatidas e o volume produzido.

A redução mais significativa ocorreu no número de cabeças abatidas, que apresentou redução de mais de 5,5%. Isso correspondeu, conforme o IBGE, ao pior resultado dos últimos seis semestres.

Esse mau resultado só não se repetiu no volume de carne produzida porque os frangos processados no trimestre foram abatidos com um peso unitário 5,2% superior ao observado no trimestre inicial do ano. Daí a redução no volume ter sido apenas marginal – pouco mais de meio por cento de queda ou perto de 20 mil toneladas a menos.

Notar que essa redução antecede a crise de custos iniciada na virada do primeiro para o segundo semestre de 2012, desencadeada pela explosão de preços do milho e do farelo de soja. Por isso, pode-se contar com redução ainda maior no corrente trimestre (julho-setembro de 2012), com provável extensão para o quarto trimestre do ano.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias