Avicultura

Carne de frango subiu duas posições na pauta exportadora

Quatro anos atrás, em 2008, a carne de frango in natura tornou-se o quarto principal produto exportado pelo Brasil


Publicado em: 04/05/2012 às 16:30hs

Carne de frango subiu duas posições na pauta exportadora

Atrás apenas dos minérios de ferro, do petróleo bruto e do farelo de soja. Mas, com a eclosão da crise econômica mundial, o produto perdeu a posição no ano seguinte, caindo para o sexto posto nos últimos dois anos.

No primeiro quadrimestre de 2012 a posição de 2008 foi recuperada. Mas ainda que a carne de frango esteja entre os cinco produtos (do ranking dos 10 principais) cuja receita cambial registrou evolução positiva no período, a retomada do quarto lugar não é devida ao aumento dessa receita e, sim, ao recuo da receita dos outros dois produtos que vinham ocupando a quarta e quinta posições – mais exatamente, o café e o açúcar.

Por sinal, o simples fato de a receita cambial da carne de frango in natura ter aumentado apenas 0,7% nos quatro primeiros meses do ano indica receita cambial negativa. É que o quadrimestre inicial de 2012 teve 83 dias úteis, contra 81 dias úteis do mesmo quadrimestre de 2011. Assim, sob o ângulo da receita média diária, o desempenho de 2012 é 1,7% inferior ao de idêntico período do ano passado.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias