Publicado em: 19/04/2012 às 16:30hs
Com a próxima admissão da Rússia à Organização Mundial do Comércio (OMC), tanto a avicultura russa como o próprio governo desenvolvem esforços conjuntos máximos para aumentar ainda mais rapidamente a produção.
Levantamentos diversos indicam que nos últimos anos a produção avícola russa cresceu em níveis superiores aos projetados. Oficialmente, estava previsto que a autossuficiência seria alcançada por volta de 2015. Mas estudos mais recentes sugerem que ela pode ocorrer no ano que vem, 2013.
Segundo Gennady Onishchenko, diretor do Rospotrebnadzor, órgão russo de defesa do consumidor, atualmente a Rússia produz 3,150 milhões de toneladas de carnes avícolas. Mas projeções recentes do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) sugerem volume ainda aquém dos 3 milhões de toneladas.
De toda forma, o USDA também aponta que a Rússia deve fechar 2012 com um crescimento na produção de carne de frango de mais de 60% em apenas um quatriênio (gráfico abaixo). Ou seja: a autossuficiência pode, mesmo, ser alcançada em 2013.
Detalhe importante: o próprio Primeiro Ministro russo, Vladimir Putin, adianta que, ainda que alcance a autossuficiência, a Rússia continuará importando carne de frango. Ele não esconde a razão: para, com os preços mais baixos, atender a indústria processadora de carnes. O previsto é que entre 2013 e 2014 as importações de carne de frango do país se estabilizem em torno das 100 mil toneladas anuais.
Fonte: AviSite
◄ Leia outras notícias