Avicultura

Carne de frango está em 100% dos domicílios do País, mostra pesquisa

Levantamento revela que 85% das famílias entrevistadas consideram o frango uma carne saudável


Publicado em: 26/04/2012 às 10:00hs

Carne de frango está em 100% dos domicílios do País, mostra pesquisa

A carne de frango está presente em 100% dos domicílios brasileiros e 58% a consomem de duas a três vezes por semana, mostra pesquisa do Centro de Assessoria e Pesquisa de Mercado (Ceap), encomendada pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef). Já o ovo de galinha está presente em 99% dos lares, seguido pela carne bovina (98%), peixe (96%), carne suína (74%) e galinha (65%).

Os resultados também mostram que 85% das famílias entrevistadas consideram o frango uma carne saudável. Prazo de validade e aspecto do produto, ambos com 38%, foram os principais critérios mencionados pelos entrevistados na hora de decidir que proteína comprar, sendo que 35% citaram o preço. No caso do frango inteiro, o aspecto do produto ficou com 37% e o preço, com 36%.

“Tínhamos a percepção de que o consumo de carne de frango era exclusivamente ligado a preço. E agora sabemos que não; é uma questão de preferência, de gosto, de hábito alimentar”, disse o diretor técnico da Ubabef, Ariel Mendes. O executivo, porém, comentou que o fator preço pode continuar a exercer influência na escolha dos consumidores.

“A carne bovina continuará sendo um artigo de ‘luxo’, com valores mais altos. E a carne de frango vai continuar ocupando esse lugar”, completou. Dos entrevistados, 47% consomem cortes de frango, 20% preferem frango inteiro e 33% compram tanto frango inteiro quanto em cortes. A coxa e a sobrecoxa são os produtos mais consumidos pelas famílias do Sul, Sudeste e Centro Oeste e também nas classes A e B.

No Nordeste e Norte e nas classes C,D e E, a preferência é pelo frango inteiro. Para o diretor de mercados da Ubabef, Ricardo Santin, apesar da forte presença nos lares brasileiros e de um consumo per capita/ano de 47 quilos, ainda há espaço para o consumo de frango crescer.

“Pela pesquisa, observamos consumidores que querem carnes mais nobres e de mais qualidade. Talvez esse consumidor esteja consumindo menos frango, por falta de informação e sofisticação dos itens”, afirmou. No estudo divulgado nesta quarta-feira foram entrevistadas 2.869 famílias no País, nos meses de novembro de 2011 a fevereiro de 2012.

Fonte: Agência Estado

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