Avicultura

Cai a diferença de preço entre o frango exportado e o consumido internamente

Ao se contrapor os preços (em dólar) do frango exportado aos preços do produto comercializado internamente é possível constatar que a diferença de preços entre eles vem se estreitando cada vez mais


Publicado em: 06/06/2012 às 13:50hs

Cai a diferença de preço entre o frango exportado e o consumido internamente

E isso pode significar que - a exemplo do que já ocorreu com outras commodities exportadas pelo Brasil - logo o preço interno estará se igualando ao preço internacional. Ou seria o contrário?

O fato é que, sem retroceder muito no tempo, quatro anos atrás (2008) o frango exportado obtinha um adicional de preços de 31% sobre o valor registrado no atacado (São Paulo) para o produto resfriado. Já nos dois anos seguintes esse diferencial caiu para apenas 13%. E, no ano passado, recuou para 9%, registrando-se momentos em que o preço interno foi superior ao alcançado no mercado internacional. Em agosto de 2011, por exemplo, o frango inteiro foi exportado por US$1.610,59/t, enquanto internamente alcançou o correspondente a US$1.750,00/t.

É lógico que, mesmo em se tratando de frango inteiro, o produto exportado apresenta várias diferenças em relação ao produto negociado internamente. Mas essas diferenças se diluem nas análises por um espaço de tempo mais amplo. E, neste caso, o que mais se destaca é o fato de que – entre janeiro de 2008 e abril de 2012 (52 meses, pouco mais de quatro anos), o frango abatido registrou evolução de preços ligeiramente superior à registrada pelo frango exportado.

Dessa forma, em abril de 2012 e comparativamente a janeiro de 2008, enquanto internamente o frango abatido foi comercializado por valor 19,7% superior, externamente valorizou-se apenas 12,9%.

Notar, aqui, que não se registra grande diferença quando, em vez do dólar, se adota o real como base de comparação. Assim, o frango vendido internamente valorizou-se 19,7% em dólar e 16,5% em real, 3,2 pontos percentuais a menos.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias