Avicultura

Brasil e EUA: distribuição do mercado importador de carne de frango

Líderes do comércio internacional e responsáveis por dois terços das exportações mundiais de carne de frango, Brasil e EUA apresentam resultados muito similares quando se compara a participação individual do conjunto de importadores de um e outro país


Publicado em: 30/08/2012 às 11:10hs

Brasil e EUA: distribuição do mercado importador de carne de frango

Por exemplo, enquanto o maior importador do Brasil (Arábia Saudita) absorve 14,8% das exportações totais, o maior importador dos EUA (México) absorve 16,5% do total – 1,7 ponto percentual a mais em relação ao líder brasileiro.

De toda forma, a diferença aumenta (mostrando que o Brasil é mais dependente de seus principais importadores), quando se analisa o resultado propiciado pelos cinco e pelos dez maiores compradores.

No caso brasileiro, os cinco primeiros importadores - Arábia Saudita, Japão, Hong Kong, China e Emirados Árabes absorvem 44,8% do total. Nos EUA, esse índice ficou em 39,58% e dele participam México, Rússia, Cuba, Angola e Canadá.

Não é muito diferente a situação dos dez primeiros importadores. Nos EUA (além dos cinco mencionados, Taiwan, Hong Kong, Cazaquistão, Iraque e China) respondem por 56,28% do total. No Brasil, Holanda, África do Sul, Egito, Iraque e Kuwait, além dos cinco primeiros já mencionados, importaram quase 65% (perto de dois terços) do volume total.

É inegável, entretanto, que tanto Brasil quanto EUA têm grande dependência de um número relativamente pequeno de importadores. Isso fica mais claro quando (tabela abaixo) se analisa o volume médio mensal destinado a diferentes mercados. Assim, enquanto os 10 maiores compradores de Brasil e EUA importam, respectivamente, 21 mil e 15 mil toneladas mensais, em média, os demais compradores (132 do Brasil; 127 dos EUA) importam não mais que 800-900 toneladas mensais.

Considerados o volume global e o número de países atendidos, a média das exportações brasileiras (para 142 paises) é de 2.332 toneladas mensais por país. Nos EUA (137 países, apenas cinco países a menos que o Brasil) essa média fica em 1.947 toneladas mensais.

Todas as análises efetuadas tiveram por base as exportações de Brasil e EUA no primeiro semestre de 2012.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias