Avicultura

Biossegurança em granjas de postura é tema em destaque no Congresso de Ovos da APA

Campinas, 7 de Março de 2012 - Apresentando um extenso temário que busca apresentar, debater e compartilhar informações, a 10ª edição do Congresso de Ovos, promovido pela Associação Paulista de Avicultura (APA)


Publicado em: 09/03/2012 às 11:50hs

Biossegurança em granjas de postura é tema em destaque no Congresso de Ovos da APA

pretende discutir o aprimoramento da produção, a comercialização e o consumo de ovos visando todas as etapas, da granja ao garfo.

O evento, que acontece em Ribeirão Preto, SP, entre os dias 20 e 22 de março, contará com a presença, entre outras, do professor Paulo Lourenço, da Universidade Federal de Uberlândia. O acadêmico vai apresentar o tema “Biossegurança em granjas de postura”. O objetivo é enfatizar os procedimentos nas granjas de postura comercial visando garantir a saúde dos plantéis de aves para que possam expressar o seu potencial genético e assim, assegurar um produto “saudável” ao consumidor final.

“O aumento da preocupação com a segurança alimentar tem demandado mudanças na cadeia produtiva de proteína animal e devido à pressão de mercado, os países têm elaborado e implementado programas de monitoramento e de boas práticas em toda a cadeia produtiva (“from farm to fork”), sendo prioridade a garantia da produção de alimentos seguros, iniciando todo o processo em nível do produtor. Preocupações com o meio ambiente, com os recursos hídricos, bem-estar animal, uso responsável de antibióticos, rastreabilidade, segurança alimentar, programas de saúde animal, entre outros, têm sido mudanças que pressionam a indústria a um novo modelo da produção avícola”, ressalta o professor, prosseguindo: “Prevenir e controlar a introdução de doenças no sistema de produção de ovos para consumo ou sua disseminação entre granjas requer a implantação de um programa de sanidade avícola, com a implementação de várias medidas para garantir e assegurar as ameaças da introdução ou a disseminação de agentes patogênicos no sistema de
produção”. E finaliza: “Assim, a biossegurança desempenha um papel muito importante em reduzir ao mínimo os riscos para a saúde avícola e para a saúde humana pelo consumo de carne, ovos e derivados contaminados.”

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias