Publicado em: 17/01/2013 às 15:50hs
Não que esses mercados estejam fechados para o frango tailandês. Mas, ainda como consequência do surto de Influenza Aviária que atingiu a Tailândia quase uma década atrás, suas exportações para os dois mercados próximos (ou, mesmo, para outros mercados mais distantes) ficaram resumidas ao produto salgado e/ou industrializado. Agora, a expectativa é de que sejam retomadas as exportações de produto in natura – sobretudo o resfriado, já que a distância possibilita o fornecimento desse tipo de produto a japoneses e sul-coreanos.
Em 2013 a avicultura tailandesa espera exportar mais de 500 mil toneladas de carne de frango, o que deve proporcionar faturamento da ordem de US$2,23 bilhões, 12% a mais que o estimado para 2012.
No ano passado, em dez meses, as exportações somaram 461 mil toneladas, proporcionando receita cambial de US$1,86 bilhão. Desse total, pouco mais de 80% (371 mil toneladas) corresponderam a industrializados. Os quase 20% restantes corresponderam a congelados e carne de frango salgada.
Entre os destinos do frango congelado tailandês estão União Europeia, Rússia e África do Sul, mercados que já suspenderam o embargo até recentemente imposto ao produto.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias